segunda-feira, 29 de abril de 2013

Hora de Passear!!!

Olá,
Chegou o momento esperado: A hora de passear pelas ruas com seu bichinho. Seu filhote já tomou todas as vacinas, já está imunizado e você está mais louca do que ele para sair por aí, mas o momento que seria prazeroso para os dois pode se transformar em um desastre!!! Falo isso por experiência própria!!!
Podemos observar nas ruas, a cena mais comum, é o cachorro levando o dono para passear: ele literalmente puxa o dono, passa de um lado pra outro enroscando a guia no dono, ataca qualquer outro ser semelhante à ele que vê na rua...DESASTRE TOTAL. Então vamos a algumas dicas para o passeio com o seu cão ser tranquilo.


Primeiramente temos que ter a consciência de aquilo é um mundo novo, repleto de cheiros e barulhos ainda desconhecidos por ele então começar com passeios curtos é uma ótima dica. O que é muito importante também é o horário de passeio com o seu cão: Não vamos passear com o cachorro ao meio-dia em pleno verão 40 graus né!!! Isso pode ocasionar muitos problemas ao seu bichinho como: desidratação, patas queimadas e insolação. Então o recomendado é passear com seu cão em horários que o sol não esteja tão forte, como antes das 10 horas da manhã e depois das 18 horas. 
A Fernanda Ruiz da Revista Meu Pet, fez uma reportagem interessante sobre dicas de como passear com seu cão e para quem ainda não viu, vou apresentar essas dicas aqui... Vamos a...

PRIMEIRA DICA:  Lembre-se de que você é o líder do seu bando, não o cão. E como tal, você deve liderar a caminhada, que inicia ainda em sua casa;
SEGUNDA DICA:  Antes de colocar a coleira e sair de casa, observe qual é o estado emocional do cão. É normal que ele fique um pouco mais agitado ao ver você se arrumando para sair e pegando a coleira. Jamais provoque agitação neste momento, pois queremos um passeio calmo e relaxante;
TERCEIRA DICA:  Coloque a coleira somente quando o cão estiver em um estado calmo e submisso, mesmo que seja necessário esperar algum tempo. A coleira deve estar posicionada na parte mais alta do pescoço do cão,para termos maior controle de sua cabeça, evitando, portanto, as coleiras do tipo peitoral;
QUARTA DICA: Antes de sair, é importante que o animal esteja em um estado calmo. Garanta que você seja o primeiro a passar pela porta, afirmando sua posição de líder desde o início;
QUINTA DICA:  Durante a caminhada, a guia deve estar sempre curta, porém sem tensão. O cão deve estar andando ao seu lado ou atrás de você, nunca à sua frente;
SEXTA DICA:  Após algum tempo de caminhada sem interrupção, é importante deixar o cão livre por alguns minutos para cheirar e fazer suas necessidades. Isso irá ocorrer somente quando você permitir;
SÉTIMA DICA:  No final do passeio, não se esqueça de manter a liderança em casa. Seja o primeiro a passar pela porta, não provoque excitação e permita que o cão beba água fresca e descanse antes de se alimentar.
Se mesmo com essas dicas você ainda está um pouco insegura de como seu cãozinho vai reagir ao passeio, que tal treinar 3 dicas de adestramento para passeios com seu cão.

Bom treino e bom passeio!!!!


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Raça da semana: Maltês

Olá pessoal,

Escolhi para essa semana a raça maltês, primeiro porque eles são A CARA DA RIQUEZA , dá para perceber isso com a Emily, a maltês linda que está na telinha em Salve Jorge e também pela Pérola  a maltês da minha friend Dani, que é um encanto. Então vamos falar sobre essas lindezas...


Vou começar pelo resumo histórico que é bem interessante. O nome Maltês não significa que ele é originário da ilha de Malta, porque o adjetivo “Maltês” vem da palavra semítica “màlat” que quer dizer refúgio ou porto. Esta raiz semítica se encontra em todo uma série de nomes de lugares marítimos. Os ancestrais deste pequeno cão viviam nos portos e cidades marítimas Centrais do Mediterrâneo onde caçavam camundongos e ratos que se encontravam nos armazéns dos portos e nos porões dos navios. 
Na lista de cães existentes na época de Aristóteles (384- 322 A.C.) ele menciona uma pequena raça para o qual atribui o nome latino de “canes malitenses”. Este cão era conhecido na Roma Antiga e era o companheiro favorito das matronas. Representações do Maltês por numerosos pintores da Renascência mostram este pequeno cão nos salões da época, ao lado das belas damas daquele tempo. 


País de origem: Bacia Central do Mediterrâneo
País patrono: Itália
Utilização: Companhia
Aparência Geral: de tamanho pequeno, corpo alongado, coberto por uma pelagem branca muito longa. É muito elegante com um distinto e orgulhoso porte da cabeça. Seu pelo é denso, brilhante, lustroso, caindo pesadamente e de uma textura sedosa, muito longo sobre todo o corpo. Pesam em média de 3 a 4 Kg.
Temperamento: afetuoso, muito dócil e muito inteligente.
Pontos fortes: Se adapta a qualquer tipo de ambiente e ao dono; convive bem com outros animais e pessoas estranhas; super companheiro; se você aprecia caminhadas, vai ser um ponte forte para você, o maltês também é adepto a caminhadas de preferência junto ao dono.
Pontos fracos: Não gostam de ficar sozinhos; late a qualquer sinal estranho; não teme outro animal mesmo se for maior que ele; ciumentos.

Essas são as principais características do maltês, para quem quer saber mais pode ler na íntegra  tudo o que eu usei para escrever sobre eles, é só da uma olhadinha nas referências. Para finalizar em homenagem a Pérola, vou colocar uma fotinho nossa. 



Referências:

CACHORRO IDEAL. Maltês. Disponível em: <http://www.cachorroideal.com/2010/07/maltes.html>. Acesso em: 26/04/2013.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA. Padrão oficial da raça Maltês. Disponível em: <http://www.cbkc.com.br/padroes/pdf/grupo9/maltes.pdf>. Acesso em: 26/04/2013.

PETMAG. Raça Maltês: Descritivo. Disponível em: <http://petmag.com.br/caes/maltes/>. Acesso em: 26/04/2013.


quinta-feira, 25 de abril de 2013

Para assistir: Ashleigh e Pudsey

Olá, para quem ainda não viu, esse vídeo é muito legal, ela dança com o seu cachorro e ninguém erra os passos, Arrasaram!!!!
Eu adorei o vídeo!!!!



E aí gostaram???

terça-feira, 23 de abril de 2013

Adote um cão!!!

Olá pessoal,
Já que nas últimas postagens nós falamos sobre adquirir um filhote, suas necessidades básicas e até apresentei uma raça, hoje vou falar sobre um gesto bonito: ADOTAR UM CÃO! Se você está decidido em ter um filhote em vez de comprar, já pensou em adotar um vira-lata?


O termo vira-lata é a denominação dada a cães ou gatos SRD (sem raça definida: termo utilizado em textos veterinário). Os SRDs são todos os cães e gatos que não tem pedigree (certificado emitido por entidades oficiais atestando a origem do animal) consequentemente não tem a origem definida. Um fato interessante desses animais é a variedade, os SRDs são encontrados de todas as cores, temperamentos e tamanhos e compartilham  as características de serem muito inteligentes e docéis, além de companheiros e vigilantes.
Então se você pensou e pensou e resolveu adotar um cãozinho, aqui vai uma dica bem legal de uma ONG onde isso pode ser feito: O clube dos vira-latas. Essa ONG mantém em seu abrigo mais de 400 animais que são cuidados e alimentados diariamente. Boa parte desses animais chegou ao Clube após atropelamentos, acidentes ou maus tratos. 
Se você não pode adotar um cãozinho, mas é adepto a causa , há outras maneiras de ajudar que podem ser: doações, ser voluntário oferecendo serviços como banho e tosa, dog walking e proprietários de pet shop podem ajudar promovendo os eventos de adoção nos seus estabelecimentos.
Vale a pena conferir, para saber mais sobre como adotar e ajudar, é só fazer uma visitinha: clube dos vira-latas, no site eles tem as fotos e você pode escolher o cão de acordo com o tamanho, é bem legal! 
Afinal...


Referências:

CLUBE DOS VIRALATAS. O clube: um sono possível. Disponível em: <http://www.clubedosviralatas.org.br/o-clube>. Acesso em: 23/04/2013.

NEGÓCIOS PET. Todo cão vira-lata. Disponível em: <http://www.revistanegociospet.com.br/materias-todo-cao-vira-lata.php>. Acesso em: 23/04/2013.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Quanto custa o kit básico?

Olá,
No post anterior já falamos sobre tudo o que você vai precisar levar para casa junto com seu cãozinho, mas aí vem a pergunta: quanto vou gastar? Muitos já gastaram boa parte do dinheiro comprando o filhote, para  ter uma ideia de quanto o kit básico irá custar, simulei as compras dos itens na loja virtual do Cobasi e vou apresentar o resultado para vocês..então... Vamos as compras!!!


Os itens vão variar em tamanho e preço de acordo com o porte do seu pet, por esse motivo, fiz diferentes simulações:
1.Porte pequeno

2.Porte médio à grande 

A diferença entre o porte pequeno e o porte médio e grande é de mais de 100 reais, devido a cama, os cães de porte pequeno geralmente ficam dentro de casa e uma caminha de tecido e pequena já é o suficiente, já os cães maiores que vão ficar para o lado de fora quando crescerem e nos primeiros 4 meses a maioria das pessoas os alojam em lavanderias ou em áreas cobertas precisam de uma casinha maior e mais protegida. Assim cabe você, o dono, a adaptar esses itens de acordo com o local, por exemplo se o seu pet de porte grande ou médio for fazer suas necessidades no quintal, o tapete higiênico e o adestrador já podem ser excluídos do kit. Uma dica importante é deixar bem definido para o seu cãozinho o lugar de comer, dormir e  fazer as necessidades, lembrando que o local da comida deve estar separado do local das necessidades. Assim seu cãozinho irá aprender desde pequeno!!!!
Bom depois do dia de compras...rs...é digno um bom descanso.

domingo, 21 de abril de 2013

Kit básico do filhote

Olá,
Como o último post foi o da raça da semana e nele eu já deixei bem claro o meu desejo de ter um, achei legal dar continuidade falando sobre um kit básico para o filhote. Se você decidiu ter como pet um cãozinho, seja ele comprado, doado, ganho... você terá que levar para casa junto com ele algumas coisinhas que serão essenciais.
A maioria dos cães ganham um lar filhotes, com cerca de 45 dias, e ao contrário do que muitos pensam, eles já comem ração. Nessa idade eles ainda não estão totalmente imunizados , então precisam de cuidados especiais. Se ele foi comprado de canil ou em pet shop, o seu pet já vem com a carteirinha de vacinação, com a primeira dose de vacina e vermifugado e você já recebe todas as instruções para as próximas datas de vacinação, geralmente elas já vem especificadas na carteirinha. Já se você ganhou ou adotou é essencial que seu primeiro passo seja levá-lo a um veterinário para que esses procedimentos sejam realizados,
As necessidades de um filhote podem ser comparadas a de um bebê: comer, xixi, cocô e dormir. Assim nosso kit básico pode ser baseado nessas necessidades.

KIT BÁSICO

1. Ração
A ração é o principal item desse Kit, muitos filhotes já comem uma marca específica de ração no canil, no pet shop, é importante manter a mesma ração, porque o organismo do filhote já está acostumado. Se realmente for necessário mudar, é aconselhável que isso seja feito gradualmente. Geralmente, esse é o item mais caro do kit, pelo fato de que as melhores rações são as mais caras, mas vale a pena lembrar daquele velho ditado: " O barato sai caro", uma ração mais barata pode acometer gastos futuros com veterinários, remédios e até comprometer a saúde do seu pet.

2. Potes de água e comida
Esse item vai a critério do dono, o seu pet irá precisar de um pote para a água e um pote para comida que será exclusivamente dele, mesmo que você já tenha outro cachorro. Há inúmeras opções de formatos e materiais, cabe ao dono escolher o mais adequado para o seu cachorro e para o local.

3. Cama 
Esse item depende do local em que o seu cãozinho irá ficar, se ele for ficar dentro de casa pode ser uma caminha aberta ou naqueles modelos iglu. Já se for um cachorro de porte médio ou grande, o ideal já é comprar uma casinha. É importante saber que há 90% de chance dessa primeira casinha sofrer danos causados pelo seu pet.

4. Tapete Higiênico e Kit pipi pode e não pode
Se você mora em apartamento ou até mesmo em casa que não tenha quintal com grama, esses itens serão necessários para que seu pet aprenda o local certo de fazer xixi e cocô. Há várias marcas e tamanhos de tapetes higiênicos o que fica a critério do dono escolher. O kit pipi pode e não pode é bem legal para auxiliar no aprendizado do filhote.

5. Higiene
O banho em pet shop somente é realizado após o seu pet ter todas as vacinas, assim nos primeiros 4 meses, ele vai tomar banho em casa. Esse banho pode ser seco, com produtos especializados, ou você mesmo pode dar banho no seu pet, o que não é aconselhável, mas se realmente for necessário é preciso de cuidados para ele ser realizado corretamente. Se o seu pet for de pelo médio ou longo, será preciso de uma escova para penteá-lo. Os itens da higiene serão: o shampoo para filhote ou banho seco e uma escova de pentear.

6. Diversão
A maioria dos donos querem levar um brinquedinho para seu filhotinho, mordedores são aconselháveis para eles.

7. Passeio
Ao adquirir um mascote, há um desejo intenso de passear com ele, mas vale a pena ressaltar que ele somente poderá passear na rua depois de totalmente imunizado, assim não há necessidade de comprar uma coleira com guia de passeio, primeiramente porque seu filhote irá crescer e ela ficara pequena para ele, mas se você quiser acostumá-lo com coleira, é ideal comprar aquelas somente de pescoço.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Raça da semana: PUG

Olá pessoal, toda semana vou falar sobre uma raça, para essa semana escolhi a raça pug, como primeiro post da raça da semana, vou começar como boa bióloga citando a definição de raça: "conceito para categorizar diferentes populações de uma mesma espécie biológica de acordo com suas características físicas".
Escolhi essa raça por um motivo pessoal: EU QUERO LOUCAMENTE UM!!!!! , por esse motivo, venho pesquisando sobre esses fofos. A pesquisa antes de adquirir qualquer animal de estimação é muito importante, primeiramente porque muitas das características físicas já dão uma dica do comportamento do animal e de suas necessidades e também porque eles serão nossos companheiros por uma boa parte das nossas vidas.
Se você optar por um cão como animal de estimação, ele vive em média de 12 a 14 anos, podendo variar de acordo com seu perfil genético e suas condições de vida, com isso temos que ter a consciência de que ao adquiri-lo  teremos que dar atenção, carinho, cuidados e pelo menos uma parte do nosso tempo diário à eles, assim o primeiro passo é pensar, pensar e pensar se temos condições de atender a todas essas necessidades. Se depois de pensar a resposta for sim, que tal conhecer mais sobre o pug e quem sabe ele seja o cão ideal para você.
País de origem: China
País patrono: Grã-Bretanha
Utilização: Companhia
Aparência Geral: decididamente quadrado e robusto, ele é “multum in parvo”
(muito em pouco, ou seja, cão compacto e atarracado), pelo fino, liso, macio, curto e brilhante, nem áspero, nem lanoso e as colorações podem ser prata, abricó, fulvo ou preto. Cada uma claramente definida para fazer um completo contraste entre as cores, o traço (uma linha preta que se estende do occipital até a cauda) e a máscara. Marcas claramente definidas. O focinho ou máscara, orelhas, sinais nas bochechas, marca do polegar ou diamante na testa e o traço devem ser o mais preto possível.
Temperamento: Companheiro inseparável, extremamente sociável, adapta-se a ambientes e pessoas estranhas. Considerado um das raças mais dóceis.
Pontos fortes: Muito carinhosos; pequenos gastos em petshops; latem pouco; não precisam de muita atividade física; aceitam outros animais de estimação; adoram colo e gostam de crianças e idosos.
Pontos fracos: não se dão bem com temperaturas muito elevadas; seus olhos são sensíveis; custam caro; tem pouca resistência física; precisam de cuidados especiais com a pele.

Essas são as principais características dessa raça muito linda, para quem gostou tem mais pouquinho nesse vídeo muito lindinho deles baby.





Espero que tenham gostado!!! Beijosss

Referências:

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA. Padrão Oficial da raça Pug. Disponível em: <http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo9/pug.pdf>. Acesso em: 17/04/2013.

PET VALE. Você sabe qual a média de vida de seu cão?. Disponível em: <http://www.petvale.com.br/caes-cachorros/dicas-media-de-vida-caes.asp>. Acesso em: 17/04/2013.

TUDO SOBRE CACHORROS. Pug. Disponível em: <http://www.tudosobrecachorros.com.br/2011/03/pug.html#carac>. Acesso em 17/04/2013.


quarta-feira, 17 de abril de 2013

Bem Vindo ao Minuto Pet

Olá Pessoal,
Como primeiro post do blog, vou citar um trecho do livro Marley e Eu, que eu acho muito fofo e que foi uma das inspirações para criar esse blog.

Um cachorro não precisa de carrões, de casas grandes ou roupas de marca,
Um graveto está ótimo para ele.
Um cachorro não se importa se você é rico ou pobre, inteligente ou idiota, esperto ou burro,
Dê seu coração para ele que ele lhe dará o dele.
De quantas pessoas você pode falar isso?
Quantas pessoas fazem você se sentir puro ou raro?
Quantas pessoas fazem você se sentir especial?
Quantas pessoas fazem você se sentir extraordinário?
                                                                                 John Grogan (Marley e Eu)