sexta-feira, 26 de abril de 2013

Raça da semana: Maltês

Olá pessoal,

Escolhi para essa semana a raça maltês, primeiro porque eles são A CARA DA RIQUEZA , dá para perceber isso com a Emily, a maltês linda que está na telinha em Salve Jorge e também pela Pérola  a maltês da minha friend Dani, que é um encanto. Então vamos falar sobre essas lindezas...


Vou começar pelo resumo histórico que é bem interessante. O nome Maltês não significa que ele é originário da ilha de Malta, porque o adjetivo “Maltês” vem da palavra semítica “màlat” que quer dizer refúgio ou porto. Esta raiz semítica se encontra em todo uma série de nomes de lugares marítimos. Os ancestrais deste pequeno cão viviam nos portos e cidades marítimas Centrais do Mediterrâneo onde caçavam camundongos e ratos que se encontravam nos armazéns dos portos e nos porões dos navios. 
Na lista de cães existentes na época de Aristóteles (384- 322 A.C.) ele menciona uma pequena raça para o qual atribui o nome latino de “canes malitenses”. Este cão era conhecido na Roma Antiga e era o companheiro favorito das matronas. Representações do Maltês por numerosos pintores da Renascência mostram este pequeno cão nos salões da época, ao lado das belas damas daquele tempo. 


País de origem: Bacia Central do Mediterrâneo
País patrono: Itália
Utilização: Companhia
Aparência Geral: de tamanho pequeno, corpo alongado, coberto por uma pelagem branca muito longa. É muito elegante com um distinto e orgulhoso porte da cabeça. Seu pelo é denso, brilhante, lustroso, caindo pesadamente e de uma textura sedosa, muito longo sobre todo o corpo. Pesam em média de 3 a 4 Kg.
Temperamento: afetuoso, muito dócil e muito inteligente.
Pontos fortes: Se adapta a qualquer tipo de ambiente e ao dono; convive bem com outros animais e pessoas estranhas; super companheiro; se você aprecia caminhadas, vai ser um ponte forte para você, o maltês também é adepto a caminhadas de preferência junto ao dono.
Pontos fracos: Não gostam de ficar sozinhos; late a qualquer sinal estranho; não teme outro animal mesmo se for maior que ele; ciumentos.

Essas são as principais características do maltês, para quem quer saber mais pode ler na íntegra  tudo o que eu usei para escrever sobre eles, é só da uma olhadinha nas referências. Para finalizar em homenagem a Pérola, vou colocar uma fotinho nossa. 



Referências:

CACHORRO IDEAL. Maltês. Disponível em: <http://www.cachorroideal.com/2010/07/maltes.html>. Acesso em: 26/04/2013.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA. Padrão oficial da raça Maltês. Disponível em: <http://www.cbkc.com.br/padroes/pdf/grupo9/maltes.pdf>. Acesso em: 26/04/2013.

PETMAG. Raça Maltês: Descritivo. Disponível em: <http://petmag.com.br/caes/maltes/>. Acesso em: 26/04/2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário